Quem gosta, SEGUE...

terça-feira, 30 de agosto de 2011

Entrevista - Fábio Augusto



Blog SC - Paz e Bem Fábio! Quero agradecer tremendamente essa oportunidade de entrevistá-lo! É sempre muito bom termos irmãos que estão na caminhada trazendo músicas que refletem nossos sentimentos de Cristãos... Então, só para começar... Que vida é essa heim? Pai, Médico, Esposo, Compositor e ainda Cantor Cristão? Como é administrar tudo isso?

Fábio Augusto - A paz meu irmão! É muito bom participar com vocês, celebrando a alegria de sermos cristãos. Então, em relação a administrar a minha vida, tem sido uma grande benção. Somente consigo dar conta de tantas frentes, pois tenho uma esposa extraordinária (Valéria), presente e atuante, à frente desta missão, assumindo também esta caminhada de fé. Abraçou comigo e meus filhos a importância de lutarmos a cada dia para sermos testemunhos do amor de Cristo em nossa igreja doméstica. Não é fácil, não, irmão. Mas, eu só tenho a agradecer todos os presentes que são dados pelo Pai, todos os dias em minha vida.
Como médico, sou feliz e realizado, sempre querendo aprimorar-me cada dia mais. Meu
tempo é um pouco apertado, principalmente durante a semana, mas com disciplina, esperança e vontade, consigo também compor, escrever, cantar e dar muito amor e carinho para minha esposa, filhos e amigos.

Blog SC - Quando começou essa caminhada na música cristã?

Fábio Augusto - Foi por volta de 1987, quando fui convidado pela minha namorada (atual esposa) a participar do Grupo OPA (Oração pela Arte), movimento este orientado pelo querido Padre Irala, autor da Oração de São Francisco musicada. A partir daí começou a minha caminhada nos festivais de música católica e retiros. Após a faculdade e a formação como especialista em angiologista e cirurgia vascular, pude dedicar-me a compor mais, até que decidi que estas canções mereciam ser partilhadas com outras pessoas e alcançar outros corações, e assim, surgiu o CD Coração Fiel, gravado pela Paulinas-Comep.

Blog SC - Das dificuldades que encontra como músico cristão, qual a que mais pesa hoje em sua
opinião?

Fábio Augusto - Acredito que a maior dificuldade está na divulgação do nosso ministério e a rede de distribuição de CDs nas livrarias e lojas de artigos religiosos. Existem muitos trabalhos excelentes na música católica, mas por causa das grandes distâncias do nosso país, encontramos dificuldade para divulgar a Boa-Nova. Os custos com viagens e a parte monetária das paróquias são fatores que dificultam a contratação dos músicos, e por conseqüência a evangelização.
Por isso estou me empenhando na divulgação através dos meios de comunicação, onde
podemos chegar mais longe, sem a necessidade de um deslocamento constante. Atualmente não cobro ajuda ministerial para os eventos onde ministro palestras e apresentações musicais, pois meu sustento vem da medicina, mas mesmo assim sei das dificuldades dos meus colegas, pois muitos amigos meus, vivem da música católica.

Blog SC - De onde veio essa inspiração para tornar-se médico?

Fábio Augusto - Sempre tive vontade de servir ao próximo. Desde muito pequeno sempre fui muito extrovertido e desprendido, e me dediquei a ajudar meus pais, familiares e amigos. Apesar de na minha família não haver médicos, eu me interessava muito por biologia e sentia dentro de mim uma vontade de cuidar dos outros, de ajudar da forma que eu pudesse, fosse fazendo curativos ou ajudando alguém doente. Enfim, quando meu irmão mais velho foi aprovado na faculdade de medicina foi um grande impulso para decidir-me pela profissão, pois ele trazia livros e contava histórias fascinantes e empolgantes. Vi que tinha tudo a ver comigo e disse: É isso! É o que eu quero fazer da minha vida! Servir e se possível curar também!

Blog SC - Agora falando um pouco do CD... Como foi para você ver esse trabalho concluído? Por que nós sabemos das dificuldades do músico Católico para gravar um CD e ainda mais divulgá-lo...

Fábio Augusto - Eu digo a todos que me perguntam que o lançamento deste CD foi um presente que jamais imaginava. A minha idéia inicial era transmitir mensagens de fé, esperança e superação através das palavras de Deus e dos valores de nossa sociedade tão esquecidos ou deixados em segundo plano nos dias de hoje. Eu não tinha noção, quando eu mandei o projeto de gravação do CD para a gravadora Paulinas-Comep, que este pudesse ser aprovado e apreciado pelas irmãs. Quando ouvi o CD concluído, senti de verdade dentro de mim que se iniciava uma nova etapa decisiva em minha vida, marcada por novos horizontes, mas muito iluminada pelo Pai.
Para qualquer músico, em especial os católicos, a gravação e divulgação do seu trabalho é muito difícil. É imprescindível a perseverança e a esperança em Deus. Mas, por outro lado, é preciso arregaçar as mangas e partir para a ação, ouvir o coração e dizer “sim” aos chamados que surgirem em seu caminho, mesmo que venham acompanhados de dificuldades.
É com alegria que tenho a oportunidade de testemunhar uma nova fase na música católica brasileira, marcada por maior união entre os músicos, que se ajudam mutuamente e, assim, como irmãos, crescem juntos, deixando de lado a inveja, o ciúmes, as fofocas, fazendo sua opção pela solidariedade e humildade, tendo em comum um sonho: serem testemunha viva do amor de Deus e de sua Boa Nova.

Blog SC - Agora a pergunta clássica aqui no blog... Do tempo de estrada, qual foi o fato mais engraçado que aconteceu com você?

Fábio Augusto - O fato mais engraçado foi quando me apresentei em um evento em praça pública para cerca de 400 pessoas, e o palco era no chão, separado do público por apenas uma corda, um contato íntimo e direto com o povo. Então um senhor, por volta de uns 70 anos, passou pela corda e se aproximou enquanto eu estava cantando e permaneceu ao meu lado, me abraçando e sorrindo. Ao final da canção, perguntei se ele tinha gostado e o senhor puxou o microfone da minha mão dizendo: “Eu vim de muito longe só pra te ver cantar e queria muito prosear contigo um pouquinho, porque você canta bonito, conversa bonito e eu quero ficar aqui pertinho de você”. Aí o público caiu em gargalhadas e eu também não me contive. Cantei o resto do show abraçado com ele.

Blog SC - Rsrs. Quero agradecer tremendamente pela entrevista, desejar que Deus ilumine sempre seus passos em todas as suas “mil e uma” atividades (rsrs) e pedir que deixe um recado para a galera que acessa o blog e leu sua entrevista, além de, é claro, passar seus contatos para quem deseja comprar CDs ou contratar seus shows.

Fábio Augusto - Em primeiro lugar gostaria muito de agradecer a oportunidade de partilhar com o público deste Blog tão original e ousado um pouquinho da minha história. E, além disso, dizer a vocês que, nesta caminhada de fé, a cada dia me surpreendo com o quanto cada um de nós é capaz de mudar a sua vida, ou ainda, a vida das outras pessoas que nos rodeiam, por meio de atos de amor e solidariedade, entregando-se voluntariamente a um propósito de apenas fazer o bem, sem pedir nada em troca.
Acredito que você pode, que nós podemos! Basta só sair do comodismo, do individualismo e egoísmo e sermos uma gota de amor em cada um.
Muito obrigado mais uma vez pelo convite!

Do amigo, Fábio Augusto.

Blog SC - Preciso falar mais alguma coisa?
Para maiores informações acesse: http://www.fabioaugustoonline.com.br/

Paz e Bem!

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Paz de Cristo e Amor de Maria!

Deixe o comentário do que achou dessa postagem, e de como podemos melhorar, após liberação da equipe estará disponivel no blog!

Paz e Bem!