Quem gosta, SEGUE...

quarta-feira, 8 de dezembro de 2010

Os Amores...


Uma das palavras que mais encontramos na Bíblia Sagrada é AMOR. Mas o que é amor? De onde vem? Para onde vai? Amor é infinito ou Acaba? Qual o tamanho do amor? Ele pode crescer ou diminuir?

O nosso idioma, o português é uma língua riquíssima, e extremamente bela. O som de nossas palavras é quente, amigável, e até quando estamos irritados o som delas deixa isso bem claro! Mas a única palavra, a única expressão que deveria ser a mais trabalhada infelizmente é a menos exposta, AMOR.

O AMOR para os gregos era tão importante, e tão estudado que eles o descreviam em três nomes diferentes: Eros, Filia e Ágape.

Eros – Esse é o amor de marido e mulher, de namorados, daquele casal que vive fazendo juras de amor. Eros é o amor oferecido ao outro em agradecimento pela alegria que o outro lhe proporciona. Mas o Eros ACABA. Veja o Eros como uma pequena semente que nós plantamos, as vezes temos um broto ou uma arvore, mas se não cuidamos bem a planta morre. O Amor/Eros entre homem e mulher também é assim. Se eles não cultivarem o Amor/Eros, não se dedicarem cada dia como se fosse o primeiro da conquista, não fizerem de cada beijo o primeiro, o Amor/Eros acaba.

Filia – Um das mais lindas formas do Amor é Filia. Este é o Amor que os Pais dedicam aos Filhos. Esse amor é um amor de doação, de entrega, de Sacrifício. Um amor que esposo não pode sentir por esposa antes de receberem a graça de um filho. A partir daí o esposo passa a ver a esposa com outros olhos. O filho não é apenas uma criança, mas parte dele e da esposa, o que constitui a perpetua união deles num Dom de Deus.

Ágape – Falando em Deus... Ágape é o Amor Divino, o Amor sem limites. Pegue o amor apaixonado Eros e uma ao amor de dedicação Filia e misture com Eternidade então você terá o Amor/Ágape. Ágape é o amor eterno, que não tem prazo de validade, que não varia com sua conduta, que se sacrifica e que passa dos limites dos anteriores. O Amor/Ágape é tão apaixonado que Deus mandou Seu Único Filho (Jesus Cristo) para salvar Seus filhos “adotivos” (nós), e é de uma doação tão infinita que ultrapassa os limites de Filia doando seu Único Filho em sacrifício pelos pecados da HUMANIDADE.

Agora existe uma ultima coisa para aprendermos sobre o Amor. Por que falamos o Amor? Por que todos os Amores são partes do Ágape. “Por que agora vemos por espelho em enigma, mas então veremos face a face...” (1 Cor 13, 12). Por isso é difícil compreender como o amor pode acabar ou é infinito. Eros acaba se não for cultivado, Ágape é infinito mas precisa ser vivido, se não você nunca sentirá o efeito do verdadeiro Amor Divino.


Por Cristo!

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Paz de Cristo e Amor de Maria!

Deixe o comentário do que achou dessa postagem, e de como podemos melhorar, após liberação da equipe estará disponivel no blog!

Paz e Bem!