Quem gosta, SEGUE...

sexta-feira, 29 de abril de 2011

Vietnã: Bispo detido após Celebrar Santa Missa

Pôde celebrar a Missa de Páscoa, mas foi detido e levado à delegacia de polícia, acusado de ter realizado um batizado. Isso aconteceu em Son Lang, na região de K'Bang, no Vietnã central, a Dom Michael Hoang Duc Oanh, que no mesmo povoado já no último Natal tinha sido impedido de celebrar missa. Em vista da Páscoa, o bispo enviara várias solicitações às autoridades em todos os níveis, pedindo a permissão para celebrar a Missa em um vilarejo onde nunca foi possível celebrar a Eucaristia. Permissão que lhe foi concedida.

Mas, quando Dom Duc Oanh chegou, juntamente com um sacerdote, ele encontrou um ambiente hostil com homens da polícia e mulheres da Liga Feminina Comunista que superavam o número de fiéis e que controlavam e zombavam do bispo e dos católicos. Formou-se uma longa fila de fiéis que queriam se confessar.

A celebração do sacramento da reconciliação ocorreu entre gargalhadas e piadas com o comentário sobre os gestos dos fiéis católicos. E depois da missa, o bispo e o sacerdote foram levados para a delegacia e submetidos a horas de interrogatório. Os oficiais acusaram o bispo de ter violado a licença que “apenas lhe permitia a celebração da Missa de Páscoa”, enquanto ele tinha também “batizado pessoas”, “excedendo deliberadamente o que tinha sido permitido”.

O bispo protestou, negando ter “batizado pessoas”, explicando que somente ajudou os fiéis a se reconciliarem com Deus. “Antes de comer - disse - vocês lavam as mãos. Da mesma forma, antes de participar da missa, nós nos lavamos reconciliando-se com Deus”. A preocupação das autoridades comunistas e as suas acusações – refere a agência de notícias AsiaNews - se explicam pelo fato de que a diocese registra um grande número de conversões, testemunhadas por mais de 50 mil batismos nos últimos dois anos.

Fonte: http://www.catolicanet.com/

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Paz de Cristo e Amor de Maria!

Deixe o comentário do que achou dessa postagem, e de como podemos melhorar, após liberação da equipe estará disponivel no blog!

Paz e Bem!